domingo, 26 de setembro de 2010

Sala Escura: AS MÚMIAS DO FARAÓ


Múmias com dinossauros: parece samba do crioulo pré-histórico doido. Mas Luc Besson não é bobo e fez um filme divertido, levando para as telas a personagem de quadrinhos Adèle Blanc-Sec (criada por Jacques Tardi), com doses certas de suspense, fantasia, aventura e humor, temperadas com alguma ironia.

Impossível não lembrar de Parque dos Dinossauros ou de Uma noite no museu. Mas, em relação ao primeiro, Besson leva grande vantagem, pois não oscila entre o filme bobo demais para adultos ou violento demais para crianças. Quanto ao segundo, o francês ganha no charme, no humor sutil, além de contar com caprichada reconstituição de época (não a dos dinossauros ou dos faraós, mas da Paris do começo do século XX).



Com bela fotografia, acompanhamos as aventuras de Adèle, uma espécie de Amélie Poulain apimentada. Vivida pela bela Louise Burgoin, a moça é uma destemida (ou abusada?) repórter que enfrenta homens malvados e muita areia no Egito a fim de sequestrar a múmia de um médico egípcio, que supostamente poderá, depois de ressuscitado pelos poderes de um velho cientista, salvar a irmã da heroína, gravemente doente.

Enquanto isso, um pterodáctilo recém-nascido sobrevoa Paris e leva pânico à população e põe o governo em cheque. Daí, começa um jogo de empurra, numa sequência de “passadas de bola”: o Presidente passa para o Ministro, que chuta para o Governador, que cruza para o Chefe de Polícia... Diversão inteligente, com uma turminha de múmias super simpáticas.

AS MÚMIAS DO FARAÓ (Les aventures extraordinaires d’ Adèle Blanc-Sec)
Direção : Luc Besson (França, 2010)
Classificação : 10 anos
Estreia prevista: 15 de outubro


Nenhum comentário: