sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sala Escura: PRONTA PARA AMAR






Mais um filme cheio de amor no título chega às telas, ainda que o título original seja A little bit of Heaven (Um pedacinho do Céu). A história não é nada original: Marley (Kate Hudson) é uma garota bem sucedida na vida profissional, desinibida (ou, na linguagem da moçada, “pega geral”), que não quer se envolver emocionalmente com homem algum. Suas relações não duram até o dia seguinte. Na verdade, prefere mesmo dividir a cama com um macho de quatro patas. Isso até conhecer um médico que (como diz sua fiel amiga) só existe em seriados de TV. As circunstâncias desse encontro – uma grave doença – vão levá-la a viver com ele uma relação de extremos, de ganhos e perdas.

Ainda que repita velhas e conhecidas situações, como conturbadas relações familiares, o filme tem algum frescor ao tratar com um jeito leve um tema que costuma ser retratado de modo dramático e mesmo trágico. Mas, por outro lado, não consegue ser tão convincente assim, resvalando no didatismo e desfiando situações previsíveis. A presença de Whoopi Goldberg como Deus, ou o que Marley entende por Deus, pretende conferir alguma graça e talvez um tom de fantasia ao longa, mas acaba servindo mesmo para nos lembrar de Morgan Freeman e Jim Carrey como o Todo Poderoso.



Kathy Bates e Gael García Bernal cumprem bem seu papel, cabendo à veterana atriz as cenas mais marcantes do filme. O galã mexicano talvez peque pelo excesso de timidez, mas isso deve ser debitado mais ao perfil do próprio personagem do que à atuação de Gael. Certamente tanto Kathy como Gael já tiveram ocasiões bem melhores para mostrar seu indiscutível talento.

Há alguns (poucos) bons diálogos, algumas sequências poéticas, como quando Marley, em seu processo de amadurecimento face à iminência da morte, passa a observar os detalhes que nos escapam no dia a dia. Os sons e ritmos de New Orleans e algumas locações interessantes dão um toque de charme ao longa. Enfim, não é um filme indispensável, como o tratamento quimioterápico para quem tem câncer, mas pode ser tomado como um chazinho caseiro, sem maiores contra-indicações, a não ser uma possível sonolência.

PRONTA PARA AMAR - EUA, 2010
Título inglês: A Little Bit of Heaven
Direção: Nicole Kassel
Elenco: Kate Hudson (Marley Corbett) - Kathy Bates (Beverly Corbett) - Gael García Bernal (Julian Goldstein) - Whoopi Goldberg (God)
Duração: 117 min
Classificação: 12 anos
Site: http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=148133


2 comentários:

Bia Martins disse...

Oi Teresa,

Pelo jeito é uma boa sessão da tarde, né?

Estava já seguindo seu blog mas, não sei por quê, não recebia as atualizações.

Me inscrevi de novo usando meu perfil google. Acho que agora vai funcionar.

bjs

Bia

Tecelã disse...

É isso aí, Bia.
Assisti a outro hoje, Confiar, sobre pedofilia e os perigos da internet.
Vou postar os comentários esta semana.

Eu estava com problemas com o Google, estão mais ou menos resolvidos. Não conseguia fazer login no blog.

Bj.