segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sala Escura: CONFIAR





CONFIAR se enquadra bem no modelo de sociedade que se estruturou, especialmente nos EUA, a partir dos ataques terroristas das últimas décadas e da deflagração da chamada guerra ao terror. Uma sociedade permanentemente vigiada e em vigilância, cercada de perigos invisíveis. Partindo de um tema constante na mídia, a pedofilia e o uso da internet para sua prática, David Schwimmer constroi um filme que tem pontos altos e outros nem tanto.




Está lá o conflito entre pais e filhos, assunto recorrente em filmes norteamericanos, em que ambos os lados desfiam cobranças e sentimento de culpa e as fronteiras entre liberdade e autoridade estão em permanente tensão. Embora, neste caso, a família de Annie seja bastante unida e equilibrada. Mas o diretor acerta ao abordar – ainda que de forma meio didática – as contradições de uma sociedade que considera normal exibir adolescentes seminus na publicidade e, por outro lado, se escandaliza ao saber que eles têm interesse por sexo.




Outro ponto que o diretor coloca, ainda que timidamente, é o entendimento de que estupro pressupõe violência, ou seja, se houve sedução e não houve agressão, ainda que a vítima seja uma menina de 14 anos, o estupro é minimizado e o criminoso olhado com alguma condescendência.


A ideia de exibir na tela o texto que a garota Annie digita na troca de mensagens com o suposto jovem Charlie é uma opção interessante para inserir o espectador no “universo paralelo” em que Annie mergulha enquanto outras ações simultâneas se sucedem no filme. É o retrato do que vemos diariamente: pessoas conectadas o tempo todo.


Schwimmer não procura discutir as motivações que levam uma garota a se envolver com um homem desconhecido – ou que ela julga conhecer – mesmo constatando que ele mentiu seguidamente. Talvez a necessidade de se auto afirmar, de se sentir inserida num grupo de garotas mais liberadas, de por à prova sua sexualidade e sua capacidade de sedução. O que o filme parece propor é que o perigo ronda nossas famílias e pode vir dos lugares e pessoas mais insuspeitos. Ou seja, tal como os escoteiros, é preciso estar sempre alerta.




CONFIAR (Trust) – EUA, 2010



Direção: David Schwimmer


Elenco: Catherine Keener, Clive Owen, Liana Liberato



Duração: 105 min.



Classificação: 14 anos



Site Imagem Filmes:


http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=148130

Nenhum comentário: