segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sala Escura: ONDINE


Ondine poderia ser uma versão pós-moderna da Pequena Sereia, que migra das águas da Dinamarca para as irlandesas, e acaba caindo na rede de um pescador meio desajeitado. O próprio anti-herói, ex-alcóolatra e motivo de riso da comunidade onde vive, ao capturar com sua rede a jovem Ondine (Alicja Bachleda), Syracuse (Collin Farrell) pesca bem mais do que uma bela mulher. Mergulha numa teia de mistério e fantasia onde terá de lidar com alguns inimigos, inclusive ele mesmo.

A fotografia escura - algumas cenas são apenas ouvidas, pouco se consegue ver – pode causar algum desconforto, uma sensação de claustrofobia e uma ansiedade quanto ao desenrolar da trama. Claro que essa opção do fotógrafo Christopher Doyle não foi por acaso. A ideia certamente é passar essas sensações, uma impossibilidade de comunicação, talvez, uma angústia que está presente nas lendas e contos de fadas. E frequentemente na vida real. Some-se a isso que as próprias locações já são cinzentas. Entretanto, relaxe, pois o filme não decepciona. E fique atento aos deliciosos diálogos de Syracuse com o padre local (Stephen Rea, parceiro de Jordan em outros filmes memoráveis). São pérolas que o espectador provavelmente levará consigo na memória.


Contos de fadas e histórias fabulosas permeiam o filme. O título vem de Undine, um romance alemão do século XIX, sobre uma mulher espírito das águas, que por sua vez se baseia num conto do folclore francês e traz semelhanças com a Pequena Sereia de Andersen. Já foi peça de teatro, ópera e balé. No filme de Jordan, ela pode também ser uma selkie, mulher-foca das lendas escocesas. E há ainda referências à Alice (a do coelho branco) e Branca de Neve.

Competente, Neil Jordan acerta nas doses de fantasia, mistério, realidade e apresenta um desfecho bastante surpreendente. Com um certo jeito de filme para crianças, inclusive com forte presença da menina Annie (Alison Barry), Jordan poderia ter resvalado num filme confuso, chatinho ou pretensioso, mas na verdade nos oferece uma obra que resgata aquela necessidade de ouvir histórias, de sonho e de esperança que muitas vezes fica esquecida no fundo dos mares de nossa alma.

ONDINE (Ondine)
Irlanda/EUA, 2009
Direção e roteiro: Neil Jordan
111 min – 12 anos
Estreia 05/11/10
Trailer: http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=148097&sid=12b8b55a4c9bc8bb1ab59313db173fb2


Nenhum comentário: