quarta-feira, 14 de julho de 2010

ECA – 20 ANOS


O Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos. Houve avanços nesta delicada e essencial questão da sociedade brasileira? Sim. Mas ainda há muito a conquistar, num percurso onde a personagem principal é a Educação.

Há 2 anos, comemorávamos a conclusão de nosso curso de Jornalismo de Políticas Públicas Sociais (JPPS), na UFRJ (NETTCON) e celebrávamos a maioridade do ECA. Um momento especial, de grande emoção, permeada por aquele sentimento indescritível de fraternidade e esperança. O professor Deodato Rivera, cuja história de vida está intimamente ligada ao ECA, lá estava. Hoje ele descansa em outras paragens, mas certamente atento e solidário às ações que aqui realizarmos em benefício das crianças, jovens, da sociedade enfim.

Na Câmara dos Deputados está sendo realizado o seminário “Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e Desafios”, com a proposta de apontar “estratégias eficazes para a efetividade da legislação brasileira no que diz respeito à proteção de meninos e meninas que ainda não vivenciam, com plenitude, seus direitos”. Outras informações: www.camara.gov.br/cdh




(nas fotos: Prof. Evandro Ouriques (NETTCON/ECO/UFRJ) e George Araújo; Deodato Rivera em entrevista à TV).

Nenhum comentário: