domingo, 26 de outubro de 2008

CUBA: BLOQUEIO CAUSA MAIS DANOS QUE FURACÕES


“Levamos a Pátria na mente e no coração, mas também nos atos”. Palavras do Cônsul Geral de Cuba, Carlos Trejo Sosa, no lançamento da campanha de ajuda humanitária àquele país, dia 10, no Rio de Janeiro. O embaixador declarou que os estragos causados pelos furacões Gustav e Ike foram imensos e aconteceram rapidamente, de uma única vez. Já os danos provocados pelo bloqueio econômico são cotidianos, as perdas são enormes.

Segundo Trejo Sosa, os 50 anos de bloqueio não esmoreceram a vontade do povo cubano e a comparou à espada Excalibur, que não se detém diante da rocha. Ele declarou que apesar dos estragos, Cuba não está à beira de um colapso quanto à questão sanitária, como vem sendo divulgado por uma campanha difamatória. E informou que o sistema energético já foi restabelecido e as escolas não pararam de funcionar; a produção agrícola vem se recuperando; não há um cubano que não tenha recebido assistência médica e pacientes de hemodiálise foram transferidos para que seu atendimento não fosse interrompido. Destacou o empenho dos repórteres que, em cima de árvores e casas, registraram a fúria dos ventos e do mar.

Zuleide Faria de Melo, Presidente da Associação Cultural José Martí, disse que a prova de que Cuba cuida bem de seus filhos é que o número de mortos (sete) foi muito inferior ao de outros países atingidos por furacões. O Cônsul lembrou também que em 1963 Cuba enviava, pela primeira vez, médicos para atuarem no exterior, no caso a Argélia. Naquela época, o país tinha apenas 3 mil médicos, mas a semente germinou e a solidariedade permanece, disse ele. Solidariedade que Cuba merece e precisa agora, para recuperar não apenas as construções, mas também o meio ambiente, que foi violentamente agredido, com a destruição de praias e de ecossistemas.

Oscar Niemeyer, o Presidente da Campanha, não pôde comparecer e enviou uma carta de apoio, destacando a coragem do povo cubano frente ao bloqueio norte-americano.

Para saber mais, visite o site da campanha (http://www.porcuba.com.br) e ouça uma linda canção de Silvio Rodríguez.

Nenhum comentário: