domingo, 8 de outubro de 2017

CRÔNICAS LUSITANAS (3) – A OESTE DE LISBOA, NA PONTA DA EUROPA



Após o tour básico em Lisboa, seguimos para um passeio por Estoril, Cascais, Cabo da Roca e Sintra. Estas cidades também estavam tomadas por turistas de toda parte. Sem dúvida, o verão não é a melhor época do ano para visitar Portugal. Talvez o seja para quem vem das geleiras.

Almoçar e usar os banheiros exige paciência. Só nessas tarefas essenciais leva-se um bom tempo, restando pouco para explorar os lugares (especialmente para quem está em excursão com horários rígidos).

Na verdade, para viajantes que, como eu, priorizam história, arquitetura, paisagens naturais e cultura local, valeu mais a viagem em si, durante a qual se vê belas paisagens da costa portuguesa e das montanhas e vales.




 

Nesse prédio, que parece containers empilhados, o jogador Cristiano Ronaldo tem um apt. de milhões de euros.
 O melhor do passeio foi conhecer o Cabo da Roca. É um belíssimo lugar, apontando para o grande mar, o Atlântico desafiado e vencido por navegadores alguns séculos atrás. Sendo o ponto continental mais a oeste da Europa, é o correspondente de nossa Ponta do Seixas, na formosa Paraíba, ponto mais oriental do continente americano e onde fica também o Farol do Cabo Branco (estive lá em 2012, escrevi um pouco a respeito, mas fiquei devendo umas crônicas mais detalhadas sobre a Paraíba). 





Eu já tinha estado em Sintra em 2007, ainda que de passagem, mas não tão rapidamente como desta vez. Com as ruas, lojas, bares, cafés cheios, não me aventurei a ir muito longe. Subi umas ruelas – que me lembraram o Morro da Conceição, no Rio – e fiquei nas proximidades do Palácio da Vila, residência de verão de reis portugueses. Para não ir embora sem experimentar o sabor local, tomei um café com o doce típico da região, a queijada.

Como fica apenas a 25km da capital e tem um serviço regular de trem (ou comboio), esta bela cidade, cheia de palácios, é um passeio bastante acessível e que pretendo fazer, com calma, numa próxima ida a Portugal. Dizem que a cantora Madonna, que está morando em Lisboa, comprou um castelo em Sintra (aliás, a pop star é figurinha fácil no noticiário das TVs portuguesas). 





Ladeiras de Sintra com jeito de Morro da Conceição

Retornamos a Lisboa ao final do dia para, na manhã seguinte, voltar à estrada, dessa vez rumo ao norte de Portugal e à Galícia.




2 comentários:

eli disse...

Muito legal!

Tecelã disse...

Pois é, Eli. Vamos assim refazendo a viagem pelos caminhos da memória. Já estou com a 4a. crônica pronta. Vambora!