sábado, 12 de novembro de 2016

EXISTE UM LUGAR: Rio das Flores (2) -São José das Três Ilhas



Saindo do centro de Rio das Flores em direção a Juiz de Fora (RJ-151 e BR-040), passamos pela velha estação de trem Cachoeira do Funil. Restaurada, ainda que sem as características originais, é um ponto de exposição e venda de artesanato e tem um acolhedor café.

Seguindo pela RJ-151, e desviando dos muitos buracos, chegamos a Manoel Duarte, distrito de Rio das Flores. Uma bonita igrejinha nos espia de uma elevação na beira da estrada. Como só abre cedinho aos domingos, ainda não pude conhecê-la por dentro.





 Em Manoel Duarte funciona a Florart, uma associação que reúne trabalhos de artesãos do lugar e da vizinha Porto das Flores. Peças de decoração de vários materiais, além de roupas e acessórios, enchem o espaço e os olhos. Ali se pode comprar também café, doces, biscoitos, licores e cachaça. Belezas e gostosuras.




As estações de trem restauradas (ou não) são resquícios do tempo em que a ferrovia cortava aquelas terras. Reativada, ainda que num pequeno trecho, seria uma atração turística a mais para a região, como acontece em Passa Quatro e Tiradentes, por exemplo. Aliás, o turismo é pouco explorado no Vale do Café e até conseguir informações sobre atrações históricas ou naturais (como as cachoeiras) é uma tarefa nem sempre fácil. As fazendas recebem visitantes, algumas oferecem almoço, como a Santo Inácio. A União é um hotel fazenda onde também se realizam festas particulares. 


Pertinho da Florart, uma estreita ponte sobre o Rio Preto nos leva a Porto as Flores, distrito de Belmiro Braga-MG. Minha expedição por ali não foi longe, mas deu vontade de explorar mais.







De volta à RJ-151, no distrito de Três Ilhas, outra ponte nos leva a uma estrada de terra, de novo em Minas. Seguindo por cerca de 9 km chega-se a um tesouro: São José das Três Ilhas, também distrito de Belmiro Braga, e sua belíssima igreja de pedra.


Do lado de cá, RJ. Lá, MG

Rio Preto


 



A Igreja de São José, por fora, não aparenta tanto a ação do tempo e a falta de manutenção. É imponente. A pedra fundamental foi lançada em 1878. Por dentro, pode-se ver o quanto ainda temos que aprender sobre valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural neste país. O zelador, Adilson, com um luminoso sorriso no seu belo rosto negro, muito gentil e bem articulado, me responde que já tiveram apoio da Petrobrás e agora estão buscando outras instituições que ajudem na restauração daquela relíquia.


 
 






Estação - pequenas capelas que marcam a Via Sacra


Achei na internet este site com imagens aéreas (drone) da igreja. http://valedocafeonline.com/tag/sao-jose-das-tres-ilhas/

O povoado parece uma pintura, tudo com aquela beleza que só a simplicidade tem: o casario, as flores, as montanhas e matas... nas calçadas, homens de aparência humilde, negros em sua maioria, conversam, nos espiam e nos dão bom dia.





Há muito ainda que andar, ver conversar, ouvir, sentir naquelas terras fluminenses e mineiras, banhadas pelo Rio Preto. A expedição continua.

12 comentários:

eli disse...

Ai que lindo! Adorei!!!!

Tecelã disse...

É um encanto. Emociona!

Igor Alecsander disse...

Ótimo post!
Te recomendo também a Serra da Beleza
http://igoralecsander.com.br/do-sol-as-estrelas-na-serra-da-beleza/

Alice Fazolo disse...

Foi um lindo passeio,a alma em festa com a calma, a paisagem, o canto dos pássaros e o encontro com um tempo do passado

Tecelã disse...

Super valeu, Igor. Há tempos quero conhecer a Serra da Beleza, inclusive o Quilombo de São José. Como estou "desbravando" Valença, Rio das Flores e seus arredores, vou ficar de olho no seu site. Abraço.

Tecelã disse...

Pois é, Nana. Um antídoto contra o concreto e a poluição da metrópole.

eli disse...

Eu já fui à Serra da Beleza e visitei o Quilombo, tempos atrás. Estava em Conservatória e fizemos esse passeio. Amei! Foi uma emoção entrar no Quilombo.

Anônimo disse...

Não sabia, Eli. Todo ano penso em ir na festa em maio, mas nunca rola. Vou tentar em 2017.

Unknown disse...

QUAL A FESTA QUE TEM EM MAIO? A FESTA É EM QUAL CIDADE?

Tecelã disse...

Caro(a) desconhecido(a), a festa a que nos referimos acontece todo ano, em maio, no Quilombo de São José, na Serra da Beleza, pertence ao município de Valença-RJ. Há apresentações de jongo, rezas, capoeira e outras manifestações culturais. Não conheço o local, ainda. O acesso parece não ser muito fácil. Se você procurar no Google vai encontrar mais informações. Abçs.

zair cansado disse...

SALVE ESTA QUERIDA, SAUDAVEL E PACIFICA REGIÃO DO BRASIL. NASCI EM VALENÇA==E LÁ SE VÃO MUITAS DECADAS==- SAUDADES DOS TRENS QUE NOS LEVAVAM A ESTAS LOCALIDADES MARAVILHOSAS, PELA CENTRAL DO BRASIL OU PELA REDE MINEIRA.ESTAVA EM ATIVIDADE EM BRASILIA, COMO JORNALISTA E RADIALISTA==UM DOS FUNDADORES DA RADIO E TV NACIONAL DE LÁ==QUANDO VEIO O JANIO QUADROS E NO SEU DESTRAMBELHAMENTO MANDOU ACABAR COM O TRANSPORTE FERROVIARIO. QUE DESTRUIÇÃO CRIMINOSA EM PROVEITO DOS EMPRESARIOS RODOVIARIOS.FELIZMENTE EM ALGUNS RINCÕES DO BRASIL, FORAM MANTIDOS TRENS ´PARA TURISMO,COM VIAGENS CURTAS,É VERDADE.QUANDO MENINO NA MINHA VALENÇA=E SOU FILHO DE FERROVIARIO=QUANTAS E QUANTAS VEZES FALAVAMOS EM RIO DAS FLORES, PORTO DAS FLORES, TRES ILHAS, CACHEIRA DO FUNIL...AMIGOS, VOU TERMINANDO DIZENDO QUE DEPOIS DE MEIO SECULO DE RADIO=E VALENÇA TEM OUTROS FILHOS QUE BRILHARAM NO RADIO, TEATRO E TV=CONVIDO=OS A ME ACOMPANHAREM NO YOUTUBE.E SE GOSTAM DE BANDAS DE MÚSICA, ENTÃO, VÃO SE DESLUMBRAR.MEU CANAL É RADIALISTA ZAIR CANSADO.FELIZ 2022 A TODOS,COM A PROTEÇÃO DE DEUS.

Tecelã disse...

Obrigada pela visita ao blog, Zair. Não tive o privilégio de fazer estas viagens de trem, apenas uma vez fui a Belo Horizonte, nos anos 80. Espero que um dia voltem a circular. Abraços.