segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FOTOGRAFIA: um dia, todo dia


Sabine Weiss, 1952




Estava rascunhando este texto quando o Facebook me alertou que hoje, 19/08, é o Dia Mundial da Fotografia. Para não perder a data, apressei a escrita para compartilhar com vocês uma dica de programa cultural que vale a pena. Vou começar retrocedendo algumas semanas.

Em julho estive no Centro Cultural Correios visitando as exposições de fotografia. Sou apenas alguém que desde garota gostava de fotografar, mesmo não tendo muitos recursos para isso. Não sou propriamente uma fotógrafa. Mas não é preciso conhecimento técnico para se sensibilizar diante da arte. As fotos de Sabine Weiss, na exposição “Amor pela vida” (encerrada no dia 04/08, mas você pode acessar por este link) são encantadoras, com algo de onírico.

Mas, percorrendo as salas (geladas) daquele belíssimo edifício, fui capturada pelas fotografias de outro artista, que eu também desconhecia: Antanas Sutkus. O lituano é daquelas pessoas que a gente lamenta nunca ter conhecido pessoalmente. Quem sabe, um dia?

A exposição “Um olhar livre” reuniu uma centena de fotos, registros feitos num período de 50 anos, onde o homem é o centro. “Meu credo é amar as pessoas”, diz ele. Esta exposição também já está encerrada, mas não desanime nem pragueje contra esta blogueira.

Quando estive nos Correios pensei em escrever/divulgar as exposições, mas desisti ao ver que já se encerravam. Retomei a ideia ao descobrir, “para nossa alegria”, que o lituano mudou de endereço, mas continua no Rio. Agora, no Centro Cultural da Justiça Federal. E por lá fica até 22/09. Dá tempo de ver e rever.

A exposição do CCJF não é a mesma, mas o talento de Sutkus, sim, é claro! As mais de cem fotos expostas compõem a “Nostalgia dos Tempos da Pureza”, um mergulho no cotidiano dos personagens preferidos desse lituano sensível e atento: os idosos e as crianças.

Está também no CCJF o vídeo feito pela Rede Minas/TV Brasil, para o programa “Diverso,” como uma porta que se abre para além das fotos, revelando um caminho sedutor e inspirador. As sábias palavras de Sutkus como que deslizam da tela para encher todo o ambiente num clima de total harmonia com as imagens expostas. Estabelecemos com ele uma cumplicidade, uma intimidade e percebemos de onde vem o olhar que capta imagens tão belas.

Eu já havia comentado num post mais antigo acerca a banalização da fotografia e do cinema/audiovisual, como o outro lado da moeda do advento da tecnologia digital. Não é uma crítica, nem uma queixa, mas penso que é fundamental, sempre que possível, fecharmos olhos e ouvidos ao turbilhão que nos cerca e tomarmos generosas doses de encantamento, sensações e memórias, como nos oferece Antanas Sutkus.

Centro Cultural da Justiça Federal
Até 22/09 – de 12h às 19h, de terça a domingo. Entrada franca.
Av. Rio Branco, 241 – Centro – (21) 3261.2565

Nenhum comentário: