sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ENCONTROS COM BENJAMIN, Walter (2)



O SURREALISMO: o último instantâneo da inteligência europeia


Neste texto de 1929, WB diz que o Surrealismo funde duas experiências: revolta e liberdade. Diz ele: “Desde Bakunin não havia mais na Europa um conceito radical de liberdade. Os surrealistas dispõem desse conceito.”


Para WB, a proposta do surrealismo é mobilizar as energias da embriaguez para a revolução. É a sua tarefa mais autêntica. Um elemento da embriaguez está vivo em cada ato revolucionário, contudo, sendo este elemento de caráter anárquico, não se deve privilegiá-lo, sob o risco de comprometer a preparação metódica e disciplinada da revolução.


Rostro de la guerra - Salvador Dalí (1941)
É necessário, também, ampliar o entendimento da essência da embriaguez para além da concepção não-dialética, e fugir do romantismo. WB compara o homem que lê, pensa, dedica-se à flânerie, àquele que se embriaga de ópio ou haxixe, conferindo ao primeiro maior capacidade de iluminação.


Segundo WB, “a investigação mais apaixonada da embriaguez produzida pelo haxixe nos ensina menos sobre o pensamento do que a iluminação profana do pensamento pode ensinar-nos sobre a embriaguez do haxixe”.




Pensando e pegando carona com Benjamin: estariam algumas manifestações dos últimos meses exagerando na dose de embriaguez?



Nenhum comentário: