segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sala Escura: FESTIVAL DO RIO 2012 (2)



.Uma noite é a história de jovens cubanos que desejam fugir da Ilha para a sonhada Miami. Uma improvável co-produção EUA-Cuba, resulta num filme que até começa promissor, mas depois de meia hora de projeção já perde o fôlego e torcemos para que diga logo a que veio. Com alguns momentos inspirados e boas atuações, apesar de alguns clichês, é um filme bem intencionado, mas ao qual falta maturidade, o que, afinal, não é nenhum pecado mortal, especialmente se vem de uma mostra chamada Geração.

. Sete dias em Havana vem na contramão de Uma noite e, ainda que não escamoteie as misérias da Ilha e os malabarismos que os cubanos fazem para viver, lança um olhar menos trágico, na verdade até bem humorado, sobre a realidade cubana. É a visão de sete diferentes diretores consagrados, compondo um painel por vezes melancólico, mas capaz de nos fazer rir, de uma cidade em mutação.

Olympic faz uma seleção de 4 curtas ingleses, com alguma relação com as Olimpíadas realizadas em Londres este ano e compôs um sessão bem interessante. Do mestre Mike Leigh, Corrida de obstáculos é uma saborosa comédia sobre as peripécias de um vendedor de carros e suas estratégias para sobreviver, que o obrigam a, mesmo sem ser atleta como a mulher e as filhas, a empreender uma espécie de maratona.

E se é uma ótima surpresa, que alia uma linguagem jovem, contemporânea, a valores atemporais e universais. Na periferia de Londres, um adolescente experimenta a violência, mas, inspirado pelo poema If de Rudyard Kipling, consegue tirar lições de vida da realidade por vezes hostil que o cerca. Um prato cheio para a turma que curte bikes e skates radicais, com cenas de tirar o fôlego, embaladas por ótima trilha sonora.



O Nadador é uma experiência contemplativa e sensorial sobre a solidão de um nadador de longas distâncias.


A Odisséia traz uma importante reflexão sobre os impactos de um evento como a Olimpíada numa cidade. Desde a euforia inicial, com o anúncio da escolha de Londres como cidade-sede, até uma visão crítica da apropriação que políticos fazem do acontecimento. Uma Londres que não está nos cartões postais é mostrada, denunciando o abandono por parte do governo de programas de incentivo ao esporte, o que deixou jovens de periferia sem opções. Um filme importante especialmente para brasileiros e cariocas que terão as Olimpíadas de 2016 aqui.



Nenhum comentário: