quinta-feira, 7 de junho de 2012

RAY BRADBURY, muito além da ficção científica


Um esqueleto mora dentro de você e conviver com esta constatação pode não ser uma tarefa fácil. Um pedestre é abordado por uma máquina enquanto caminha e considerado insano por não possuir um aparelho de TV. O bater de asas de uma borboleta muda o rumo da História. E bruxas podem ser boas.

O universo fantástico de Bradbury, falecido esta semana aos 91 anos, nos EUA, é assim. Meu primeiro contato com a obra deste mestre da literatura foi num curso de inglês, quando li o conto The Pedestrian (O pedestre). Fiquei fascinada e tratei de comprar alguns de seus livros.

Os títulos de suas obras já nos fazem viajar na imaginação: As crônicas marcianas, Os frutos dourados do sol, O país de outubro, Contos de dinossauro... Mesmo os temas mais ásperos têm um toque de leveza, humor. E quantas de suas “invenções” e fantasias podem ser identificadas nos aparatos e situações que vemos hoje?

Seus textos são saborosos, instigantes, nos capturam e nos enchem de espanto e prazer. Nos levam a um mundo de dinossauros, bruxas, esqueletos, máquinas... enfim, nos levam ao maravilhoso mundo das histórias que, desde sempre, fascinam os homens.

Mais um para a galeria de seres que morrem fisicamente, mas vivem eternamente, pela mágica da genialidade que pulsa em sua obra.


Alguns links interessantes:

Os “inventos” de Bradbury e o mundo contemporâneo:
http://noticiasmx.terra.com.mx/tecnologia/noticias/0,,OI5822226-EI12469,00.html
 Os frutos dourados do sol, digitalizado:


Nenhum comentário: