quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sala Escura: ESPELHO, ESPELHO MEU

Típica comédia para toda a família, Espelho, Espelho meu é um conto de fadas nada inocente que flerta com a filosofia. E dá até para fazer uma conexão com o filme comentado na postagem abaixo, sendo o espelho o psicanalista que analisa a rainha má.

Além dos efeitos especiais, figurinos e cenários que enchem os olhos, o filme reveste a história de Branca de Neve de modernidade, fazendo eco a questões do século XXI. Além das críticas às cargas tributárias impostas aos cidadãos para financiar guerras, sob o pretexto de combate ao terrorismo (o “monstro da floresta”), há referências a preconceitos, seja contra aqueles cuja aparência não condiz com os padrões de beleza, seja contra os que aparentam ser fúteis ou inábeis, por serem belos.

A questão da vaidade excessiva, mote da história original e fonte de todo o ódio da rainha contra sua enteada, é mais atual do que nunca. Nesta versão, o brutal e hilário tratamento de beleza ao qual a rainha se submete já vale o ingresso.


Julia Roberts consegue dar a sua rainha as nuances perfeitas, sua maldade, sua insegurança. A Branca de Neve de Lily Collins sabe dosar doçura e atitude. E o filme como um todo mantém na medida certa sua porção fábula, sua porção infantil, humor e crítica social, o mundo da fantasia e o mundo real.

E, afinal, ninguém resiste a uma história bem contada.


ESPELHO, ESPELHO MEU

Mirror, mirror

Tarsem Singh (EUA, 2012, 106 min)

http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=103411

Nenhum comentário: