segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A PAZ É DOURADA

já o apoio a nosso cinema...

O Presidente da RioFilme, Sergio Sá Leitão, já levou uma saraivada de críticas (merecidas) alguns meses atrás, ao questionar a editoria da Revista Rio Show (O Globo) por ter dado capa ao crescente número de produções independentes e salas de exibição alternativas na cidade. Sá Leitão argumentava que naquele momento, o fato realmente importante era a estreia de Harry Potter 7 (veja links abaixo).

Vejo agora, na lista Cinemabrasil, e-mail do cineasta Noilton Nunes, com data de ontem, sobre a recusa da RioFilme em apoiar a distribuição/exibição de seu filme A Paz é Dourada, inspirado na vida do escritor Euclides da Cunha. Não assisti ainda a este filme do Noilton (vi, há alguns anos, no Festival de Cinema Ambiental Cine Gaia, o Kuki Hitchuti), mas sei que a obra tem tido uma trajetória de sucesso.

Não que precisemos da certificação de plateias estrangeiras para só depois aferir o valor de nossos produtos culturais (como, aliás, infelizmente, costuma acontecer), mas não se pode ignorar o fato de que o filme tem sido bem recebido no exterior. O cineasta informa que o filme será exibido na Europa, e pergunta:

Logo agora que os franceses e aos alemães descobriram o filme, que vai passar em Paris e Berlim em março, o que é que eu vou dizer no Le Monde? No Libération? No Figaro? Na TV franco-alemã, sobre a distribuição e exibição no Brasil? Que vergonha.”

Como cantavam os tropicalistas, nos versos de Gilberto Gil, “É preciso estar atento e forte!”

http://oglobo.globo.com/blogs/arnaldo/posts/2011/07/23/a-grande-fila-um-alo-sergio-sa-leitao-cronica-de-hoje-no-globo-394089.asp

http://sombraseletricas.blogspot.com/2011/07/ha-cretinice-de-um-regime-impossivel.html

Nenhum comentário: