quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O CINEMA ROMPENDO GRADES

O francês Alain Bergala, um pesquisador e professor que propõe o casamento entre educação e cinema, disse que foi “salvo” duas vezes na vida: pela educação e pelo cinema. Segundo ele, aqueles que, tal como ele, experimentam carências diversas, desde a material à carência de informação, educação, incentivo, janelas, enfim, para sonhar e desejar, encontram sua “salvação” em algum projeto que os estimule a resistir, a buscar.

Diz ele que para esses ”deserdados, distantes da cultura [...] a única chance de existir é resistir a partir de uma paixão pessoal”(1) .Entendo que esta paixão, que nos permite resistir às adversidades e persistir na busca de realização pessoal, é feita de concretude e sonho, de razão e sensibilidade. E é desta matéria que também é feito o cinema.

Falo de Bergala para chegar ao Preciso (Programa de Cinema Social) e ao CineCreed, um evento que leva o cinema para dentro de um presídio militar de Pernambuco. Já foram realizadas três edições e o envolvimento dos detentos, assistindo e participando das oficinas, foi total. Familiares, comerciantes e moradores também se mobilizam em torno do evento.

Agora, os responsáveis pelo Preciso/CineCreed pretendem realizar o Carnaval no Cárcere, uma mostra de curtas metragens que percorrerá os presídios do Estado durante os dias de Carnaval. Eles aguardam a aprovação das autoridades e nós aqui ficamos torcendo para que este encontro aconteça. E não é apenas o encontro dos presos com obras audiovisuais, mas de uma polícia com os cidadãos que a ela cabe proteger, de uma população com homens que cometeram algum delito, estão cumprindo suas penas e merecem a chance de retomar dignamente suas vidas.

A arte, em todas as suas manifestações, é uma ponte confiável e promissora para unir estas pontas, para acender luzes, abrir janelas. Que estas iniciativas sejam um passo em direção a projetos maiores, em que o cinema (seja em película ou digital), com sua magia e sua técnica, possa ser um mediador entre cada indivíduo e o outro, cada indivíduo e sua própria subjetividade.

Links:

http://reconstruindoacidadania.blogspot.com/2010/11/encerrado-o-ii-cinecreed-mostra-de.html

http://www.policiasysociedad.org/forum/index.php?topic=44.0

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arquivos/2011/outubro/0183.html

http://ilopamas.blogspot.com/2012/01/setima-arte-dentro-de-presidio-em.html



(1) BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008 (p.13)

Nenhum comentário: