domingo, 4 de dezembro de 2011

Sala Escura: OS ESPECIALISTAS

“Vocês gostam de ação. Não querem saber por que estão fazendo o que fazem”. Os Especialistas é de certa forma assim, como essa fala de um dos personagens. Privilegia a ação, pneus de carro rugindo, explosões, quebradeira geral, pancadaria. Mas, ainda bem, não se limita a isso. Uma boa história, bem contada e com atuações convincentes do marrento Jason Statham, acompanhado por Clive Owen (exibindo um bigode que cai bem no personagem) e o veterano Robert de Niro.

Que há algo (ou muito) de podre por trás de decisões políticas e das guerras já se sabe e o cinema tem vários exemplos destacando que aquilo pelo que vale a pena morrer hoje pode não significar nada amanhã (Inquietos, de Gus Van Sant, ainda em cartaz, toca sutilmente nessa questão também). Pessoas são descartáveis, ideais... bem esses não se medem pelo valor humano e social, mas pelas cifras e dimensão do poder (salve, Foucault!).

Baseado no livro The Feather Men (Os homens-pena, e não se trata de boxe), o filme acompanha a epopéia de Danny, um agente de elite britânico, que quer pendurar as chuteiras, ou melhor, os punhos e armas, mas tem de salvar seu mentor, Hunter (De Niro). Hunter está prisioneiro de um xeque, em Oman, e este põe como condição para libertá-lo que os três homens que mataram seus filhos durante um conflito com tropas do Ocidente, sejam mortos.

Danny aceita o pacto com o xeque e envereda por uma teia ligando Austrália, Inglaterra, França e Oriente Médio, que vai lhe trazer algumas surpresas e reviravoltas. Os homens-pena não sujam as mãos, apenas movimentam os cordéis que põem em ação agentes legais ou não, cuja missão é obedecer sem questionar. Nesse percurso, Danny vai esbarrar (ou trombar) com Spike (Owen)

O “velhinho” De Niro mostra que está em boa forma, seja quando cai no braço, seja quando se trata de pontaria. Mas uma coisa me intrigou bastante: quando a pancadaria rola solta no hospital ou na estação do metrô, onde estão os seguranças?

Fãs de MMA (eufemismo que inventaram para o vale tudo) vão curtir, aliás alguém no filme avisa que se trata de um jogo onde não há regras. Mas quem gosta de uma boa trama que desvela o jogo sujo do poder e disputas por, por exemplo, petróleo, também vai sair do cinema satisfeito, ainda que meio respingado de sangue.

Os Especialistas (Killer Elite - Austrália/ EUA, 2011, 106 min)

Direção: Gary McKendry

Roteiro: Matt Sherring (baseado no livro de Ranulph Fiennes)

Mais: http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=103360

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1448755/

2 comentários:

Luiz Antônio Gaulia. disse...

Gostei do post sobre o filme: parece uma teia de pancadaira e intriga internacional, num "bang-bang" modernoso onde o xerife é um agente da CIA arrependido, os índios são árabes e os bandidos...ahn, quem são os bandidos e os mocinhos mesmo?
Mundo confuso esse, onde os limites se perderam como uma caravana no deserto...

Tecelã disse...

pois é, caro Gaulia
é nosso mundo pós-moderno, ou que nome tenha.
Se não viu, veja Medianeras. Mais um filme dos hermanos mto bom.