sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FRANCÊS NO ENEM

A Fédération Brésilienne des Professeurs de Français (FBPF) está se mobilizando para que o idioma seja incluído nas avaliações do ENEM.

A pedido da amiga Christine Goulée Barreiros, reproduzo abaixo trechos da mensagem de Rosalina Chianca, presidente da FBPF:

A semana que se inicia é importantíssima para as nossas ações em prol da inclusão da língua francesa no ENEM. Na realidade os ENEMs 2012 e 2013 estão com a "programação técnico-metodológica" praticamente definida, o que colocaria o francês para uma previsão de inclusão (se entendemos bem o que nos foi colocado) apenas para o ENEM 2014 - é claro que esse adiamento prejudicaria de maneira irreversível a situação do ensino-apredizagem dessa língua no país, provocaria mais demissões de colegas do ensino privado e mudanças de carga horária e de disciplina a ser ensinada por muitos ... além de desmotivar colegas e o alunado da habilitação francês língua estrangeira, provocando iniciativas, inclusive, de fechamento de algumas habilitações nessa lingua ...

Precisamos dar visibilidade à nossa luta. Contatemos, pois a imprensa falada e escrita... Divulguemos a nossa ação! Coloquemos os nossos alunos cientes da situação e prontos para uma mobilização.

Nenhum comentário: