quarta-feira, 28 de julho de 2010

HAITI, AINDA


A organização ONE desenvolve campanhas mundo afora pela defesa de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. É mundialmente reconhecida como uma instituição séria e que tem o apoio de famosos que se destacam não apenas por suas atividades artísticas, como Brad Pitt, mas também por seu engajamento em questões humanitárias.

Pois a ONE me escreve dando duas noticias: uma boa e outra ruim. Bem, vamos à boa: graças à pressão de um abaixo-assinado que correu virtualmente o mundo, angariou mais de 200 mil assinaturas e foi entregue aos líderes mundiais na reunião do G8, a dívida do Haiti com os bancos internacionais foi perdoada. É o mínimo que deviam fazer, sabemos nós. Como sabemos também que perdão de dívidas não é coisa habitual no mundo das mirabolantes transações financeiras internacionais.

O que o pessoal da ONE nos pede agora é que ajudemos a transformar a outra notícia, a ruim, em boa também. Da ajuda prometida por vários países – Brasil inclusive - para reconstrução do país devastado pelo terremoto, só 10% lá chegaram. Bill Clinton, enviado especial das Nações Unidas, está à frente dessa campanha. E a gente pode ajudar, assinando outra petition.

O Brasil, como nação, já fez sua parte e cumpriu o prometido – além de milhares de brasileiros que se mobilizaram e enviaram donativos. Abro aqui parêntesis para falar de um exemplo dessa solidariedade, dado por alunos do SOLAR MENINOS DE LUZ, que vivem numa favela carioca. Estive lá durante o encerramento da primeira fase da campanha de doações e você confere a matéria em:
http://www.meninosdeluz.org.br/detalhe_noticia.php?cod_novidades=77

Já para assinar o novo abaixo-assinado da ONE você clica aqui:
http://www.one.org/international/actnow/haitiaid/

Vamos dar mais essa forcinha ao Haiti?

Nenhum comentário: