terça-feira, 22 de junho de 2010

SARAMAGO: PENSAR É PRECISO




Em clima de Copa do Mundo eu poderia dizer: o Saramago bate um bolão. Ainda mais depois de uma vitória com 7 gols da seleção lusa. Mas o assunto é sério. As palavras de Saramago são necessárias, são alertas e seria muito bom para as gentes, coisas, bichos, enfim para todo o planeta (quiçá o universo) se todos parassem para ouvir. E para ver, já que ele também se referiu a esse estado de coisas como uma cegueira.

As palavras de Saramago fazem coro às de outro português que conheci recentemente, graças ao Mestrado: Boaventura de Sousa Santos. Em seu texto “Seis razões para pensar", Boaventura fala da necessidade de lucidez, de construirmos novos saberes, de transformar ideias em ação. Do "ainda não", de deixar o conformismo e procurar o que falta no presente.

Bela dupla de lusitanos. "Navegar é preciso, viver não é preciso", escreveu o poeta Fernando Pessoa. É a tradução poética do que nos dizem Saramago e Boaventura. Navegar é pensar, é lançar-se ao mar das ideias e ações. Que bons mares o levem, Saramago.

Nenhum comentário: