terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EXISTE UM JARDIM SOBRE O ATERRO



É comum a gente não olhar com a devida atenção para o que está próximo, fixando nosso olhar – exterior e interior – em pontos mais longínquos. Assim acontece com muitos cariocas que não conhecem (nem desfrutam) de ótimos passeios em sua cidade. Somos ágeis ao defender nosso posto de Cidade Maravilhosa, a mais linda do mundo, mas relaxamos na busca do encontro com muitas de suas maravilhas, especialmente as menos óbvias.


Essa conversa toda é pra falar do Parque do Flamengo. Que ele é lindo e um presente à cidade – numa prova de que crescimento urbano não precisa ser uma agressão à paisagem – eu já sabia há tempos, certeza comprovada durante minhas pedaladas matinais. Existe um jardim sobre o Aterro. E que jardim! E eu que achava que o conhecia bem fui surpreendida – felizmente! – durante o passeio que uma associação de guias de turismo promove no Parque, em carros elétricos. Num percurso de cerca de 1h20m um simpático guia vai conduzindo nosso olhar, nos permitindo ver belezas e detalhes que nos escapam, ainda que passemos por lá centenas de vezes. Das árvores às construções, como o Museu de Arte Moderna (MAM), tudo nos é mostrado sob uma ótica nova.

O carrinho percorre a ciclovia, saindo da altura da passagem subterrânea em frente à Rua Dois de Dezembro. O trajeto vai do Monumento a Estácio de Sá, na altura do Morro da Viúva, ao MAM, com passagem pelo Monumento dos Pracinhas. Você sabia que no Parque há 190 diferentes espécies de plantas, vindas de diferentes países, como Madagascar, Porto Rico, México, entre outros? E que entre as aves que vemos “pastando” na grama está o pombo brasileiro, também conhecido como Asa Branca? Pois nem eu. E ainda descobri que a minha querida árvore-mãe, generosa e soberana no Parque, cuja foto enfeita este blog, é um Tamboril. Vale a pena conferir.

Serviço:
Parque do Flamengo
Passeio turístico guiado em carro elétrico
sábados, domingos e feriados, das 9 às 17h
Preço; 8,00 (passeio completo) – 5,00 (parcial)
tel: (21) 3215.6136 – (21) 8887.3755 (Lydia)

Nenhum comentário: