quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DOWNLOAD DE DOCUMENTÁRIOS


Recebo e-mail do documentarista Guillermo Planel comunicando que está disponibilizando seus filmes “Abaixando a Máquina” e “Imagens do Jongo” para download, gratuitamente.
Segundo ele, os filmes estão sendo vendidos pela internet, através de sites de Torrents, para pagamento com cartão de crédito, de forma não autorizada. Sendo assim, Guillermo e seus parceiros decidiram colocar os filmes, originais e legendados, no eMule. Quem não tem o programa, é só baixá-lo e procurar pelo nome dos filmes, fazendo a seguir o download. Ele avisa ainda que “por enquanto não se corre o risco de ter algum vírus junto, pois os arquivos estão disponíveis diretamente do meu computador. Futuramente talvez, mas nada que um antivírus residente não resolva”.

Abaixando a máquina: Ética e Dor no Fotojornalismo (Guillermo Planel e Renato de Paula, 2008, 65min) é um comovente documentário, já exibido em festivais no Brasil e no exterior, que mostra a difícil missão de fotógrafos de jornais cariocas para recolher imagens numa cidade onde a violência é cotidiana. E revela que atrás de cada lente, há um ser humano comprometido com a ética e que também sofre para levar informação confiável à sociedade. Na foto, a face de dor de uma mãe clicada por Marcos Tristão.

Imagens do Jongo (direção de Planel, argumento de Domingos Peixoto, 2009) é um delicado registro dessa manifestação com dança e música da cultura africana que permanece, resiste, no quilombo de São José da Serra, na região de Valença, sul do Estado do Rio de Janeiro. Foto de Severino Silva.

Bonito gesto de generosidade dos realizadores dos dois filmes.

Nenhum comentário: