sábado, 25 de abril de 2009

CAMINHANDO, PEDALANDO E PENSANDO


Sábado, sol, pós e pré-feriados. Tenho algumas resenhas de filmes para fazer e postar aqui, mas, esses dias iluminados de abril são bem propícios para uma caminhada, olhar em volta, observar as pequenas coisas que nos escapam no dia a dia. Quem tem o parque do Flamengo como vizinho – categoria de mortais na qual me incluo -, é um privilegiado. Antigamente eu caminhava, mas depois realizei o sonho antigo e, já na casa dos 40, comprei minha primeira bicicleta. Vou pedalando, vendo e ouvindo.

A aventura ciclística tem seus problemas, já que por algum motivo obscuro, são muitas as pessoas que só andam na contramão, param para conversar na ciclovia, largam seus totós sem coleira e eu, que não sou e nunca fui atleta, tenho de apelar pro jogo de cintura – e de pedais – para não atropelar ninguém. Xingo um pouco, esbravejo um pouco, dou uns conselhos, e vou em frente. Bebo a água de coco do flamenguista Mota e lá vou eu, cuidando de corpo e mente. É tanta beleza em torno, que me vem à lembrança aquele menino do conto de Eduardo Galeano, que, diante da imensidão do mar, nunca visto antes, pede ao pai: “Me ajuda a olhar”.

Assim, para nos ajudar a ver, reuni aqui algumas frases que me chegam por diferentes caminhos, algumas colhidas em textos que leio, outras enviadas por generosos amigos. Bom proveito! Boa caminhada! Boas pedaladas!

“Quando estiver fazendo planos, não esqueça de avisar aos teus pés, são eles que caminham.”
Sergio Vaz, Vira-lata da literatura, segundo ele próprio (está bem vivo!)

"A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram."
Adam Smith (economista escocês 1723-1790)

"Os dias prósperos não vêm acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento".
Camilo Castelo Branco (escritor português 1825-1890)

"Precisamos sempre mudar, renovarmo-nos, rejuvenescer; caso contrário, endurecemos. Saber não basta, devemos aplicar. Desejar não basta, devemos fazer. Se cada um de nós varresse a frente do nosso lugar, o mundo todo seria limpo."
Goethe (escritor alemão 1749-1832)

"Até hoje, os grandes problemas da humanidade nunca foram resolvidos por decretos coletivos, mas somente pela renovação da atitude do indivíduo."
Jung (psiquiatra suíço – 1875-1961)

"Um livro tem que ser um machado para o mar congelado dentro de nós. A literatura só é digna desse nome quando descongela o sangue de quem lê."
Franz Kafka (escritor tcheco 1883-1924)

2 comentários:

Evelyn Moraes disse...

Voltei!!! Vou tentar continuar atualizando diariamente. Bjo!

Tecelã disse...

diariamente é muito otimismo, não é não?
valeu pela visita! bj.