sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SALA ESCURA - O LEITOR

O LEITOR (The Reader ou Der Vorleser), filme de Stephen Daldry que estréia hoje nos cinemas, é uma colcha de retalhos que, não fossem habilmente costurados, poderia resultar num filme pretensioso e frustrante. Ao mesclar na mesma trama sentimentos e conceitos diversos – como culpa, honestidade, paixão, orgulho, vergonha, justiça, - o filme viaja pela alma humana, provocando emoção e fazendo refletir sobre crenças já estabelecidas. E nas quais, frequentemente, as pessoas preferem não mexer.

Kate Winslet está soberba no papel da mulher solitária, embrutecida, que vive uma vidinha medíocre, num ambiente árido e triste. O ator alemão David Kross (Ralph Fiennes jovem) encarna igualmente com profunda sinceridade o adolescente reprimido que desabrocha para o amor – e para a dor – nos braços da mulher 20 anos mais velha, que carrega um passado pelo qual é cobrada anos mais tarde. A Alemanha olha para si mesma e tenta digerir os fatos de sua história recente, marcada pelo Nazismo.

O filme viaja por cinco décadas e os flashbacks – tão adotados pelos diretores ultimamente – podem, por vezes, cansar, mas não chegam a quebrar o ritmo nem a tensão da história desses dois amantes que, de 1958 a 1995, alterna paixão, raiva, angústia, compaixão, amizade, compreensão e respeito. Se há um excesso de nudez, as atuações não são nunca exageradas. Há uma contenção que deixa, ao final, um gosto amargo, como temos ao perceber que nada podemos fazer por aquele amigo que está irremediavelmente marcado em sua alma por cicatrizes invisíveis.

Um belo e contundente filme, para se ver, ouvir e pensar. E até para ir em busca do livro (de Bernhard Schlink) que o originou, passando de espectador a leitor.

Duração: 124 minutos – classificação: 16 anos (nudez e sexo)

4 comentários:

Hugo Bessa disse...

Realmente um bom filme, e a melhor atuação de Kate. Ela está soberba. Merece a estatueta.
Abraço.

http://apanhadogeral.wordpress.com/

Tecelã disse...

pois é, Hugo
vamos ver se ela leva. A premiação do Oscar nem sempre pode ser levada a sério.
abçs.

ParaTodos disse...

Oi Tereza!!! Sou fã da Kate e adorei o seu comentário sobre o filme. Muito convidativo. Só me resta comprar o ingresso e preparar a pipoca.

Bjs.

Tecelã disse...

Pois vá, sim. Vc vai gostar, ainda mais se é fã da Kate.
Vi também Dúvida, é muito legal, mas O Leitor é mais filme.
bj.