quarta-feira, 12 de novembro de 2008

EXPEDIÇÕES URBANAS - ARTE POR TODOS OS LADOS


Você já foi ao Centro Cultural da Justiça Eleitoral? Não? Então vá! Veja que não estou falando do Centro Cultural da Justiça Federal, também uma beleza, ali na Rio Branco. Há tempos eu namorava o vetusto prédio da Rua Primeiro de Março 42, nas minhas idas e vindas do Centro Cultural Banco do Brasil (outra belezura arquitetônica). E foi assim no último domingo, indo ao CCBB e ao Centro Cultural dos Correios (mais uma jóia), com minha filha querida, entrei enfim naquele monumento. Ainda havia tapumes na entrada, mas lá dentro, obras só as de arte. A exposição em cartaz é Arquivo Geral, mas, cá entre nós, meus olhos se encantaram mais pelas colunas, paredes, tetos. Um deslumbramento.

Não cheguei a visitar o andar superior, pois a fome nos obrigava a ir à caça de um lugar para almoçar. Mas até que me agrada a idéia de que há ainda naquele prédio centenário recantos a serem explorados. Nas obras expostas, arte contemporânea, diversas maneiras de olhar o mundo que nos cerca. Diz o folder da exposição: "É um evento síntese do mercado de arte carioca concebido para potencializar a agitação cultural gerada periodicamente pela Bienal de São Paulo nacional e internacionalmente". Há minúsculos esqueletos de pássaros (ou não?) e uma adorável colagem de bibelôs, daqueles coloridos e salpicados de dourado que a gente comum chamaria de bregas, mas os artistas e descolados, creio eu, chamariam de kitsch.

Uma escultura atrai nosso olhar, do jeito que a arte deve chamar a atenção: tocando algo lá no fundo da gente, uma emoção, um tremor, um arrepio. Apesar de sua matéria prima ser galhos retorcidos não atentei logo para o óbvio. Mas ao conferir a placa lá estava: Frans Krajcberg. Mestre é sempre mestre. E não pelo status ou fama, mas pelo divino dom.

Vá ao CCJE, para ver as exposições e, sobretudo para conhecer uma preciosidade que temos em nossa cidade. Aproveitemos o que ainda nos resta, construções que guardam nossa História e conseguiram escapar da irresponsabilidade dos governantes, da ignorância predatória, das garras da especulação imobiliária. São lugares que, quando em viagem, especialmente no exterior, fazemos questão de conhecer e aos quais, quando em terras tupiniquins, nem sempre damos o merecido valor.
http://www.tse.gov.br/servicos_online/centrocultural/index.htm">

Nenhum comentário: