quinta-feira, 7 de agosto de 2008

MEIO AMBIENTE



UM DUELO DO BEM
Entre 30 de julho e 2 de agosto, o Arte Sesc, no Flamengo, acolheu a mostra FICA NO RIO, com os vencedores do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. Além de assistir a filmes de curta, média e longa metragens, no sábado o público pôde conferir e participar de um instigante debate com o jornalista André Trigueiro e a publicitária Nádia Rebouças, sob o tema Consumo Sustentável: uma questão de sobrevivência.

A programação indicava uma palestra do jornalista especializado na área ambiental, mas, para sorte da platéia que lotou o confortável teatro do Arte Sesc, mais do que palestra, o encontro dos dois comunicadores foi um adorável “duelo”. O olhar de quem faz notícia e de quem faz propaganda levantou, em alguns momentos, diferentes pontos de vista, que, longe de evidenciarem conflitos, enriqueceram o bate-papo. Tudo devidamente temperado com bom humor e a criatividade que marcam os dois profissionais.

Abordando a responsabilidade da imprensa e da publicidade, Trigueiro e Nádia falaram de modo contundente sobre o impasse com o qual a sociedade se defronta hoje: é necessário reduzir o consumo. Se toda a população da Terra consumisse como as classes mais altas, exemplificou Trigueiro, seriam necessários três planetas iguais para suprir essa demanda. A questão é que consumimos desnecessariamente, hipnotizados por uma propaganda que, segundo o jornalista, citando o professor Evandro Ouriques da UFRJ, é a verdadeira magia negra moderna.

Nádia, que se autodenomina uma publicitária diferente, considera que houve avanços e que o CONAR tem tido uma atuação importante, ressaltando que, por iniciativa da população, já foram tirados do ar comerciais considerados enganosos. Um indicador dessa tendência de mudança no comportamento do mundo publicitário, segundo Nádia, foi a presença de Kofi Annan, ex-Secretário Geral da ONU e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2001, na abertura do 4º Congresso Brasileiro de Publicidade. Ela destacou o comentário de Annan sobre a liberdade de expressão – direito invocado pelos publicitários quando se fala em regulamentar a propaganda – segundo o qual, quanto maior for este direito, maior também a responsabilidade.

Trigueiro observou que no Rio de Janeiro, o FICA tem uma dimensão especial, pois gera um movimento, há uma interação entre as pessoas que participam do evento. Ele lembrou que o movimento ambiental veio de baixo para cima, por isso essa mobilização é fundamental. Ele também considera que é imprescindível que os jornalistas tenham sólida informação sobre o meio ambiente. Cuidar da questão ambiental no mundo de hoje é urgente, pois ela está associada a todas as instâncias da vida em sociedade. O orçamento da União, por exemplo, pode deixar de ser matéria apenas da economia para abraçar também o meio ambiente. Segundo Trigueiro, 10% do PIB brasileiro são de compras públicas; por que não amarrar estas compras, então, a produtos sustentáveis?

Foi um belo começo de noite de sábado e nesse duelo do bem, todos saíram vencedores.

Quer saber mais? http://www.ficanorio.com.br/ - http://www.mundosustentavel.com.br/

Um comentário:

Evelyn Moraes disse...

Olá, Teresa! Parabéns pela inciativa de criar um blog tão original e com conteúdo interessante. É bem a sua carinha. Adorei! Sucesso pra você sempreeeeeeee!

Beijo!