sexta-feira, 22 de agosto de 2008

SALA ESCURA


REFLEXOS DA INOCÊNCIA
(Flashbacks of a fool)

A convite da Imagem Filmes assisti, em seção para a imprensa, ao filme de Baillie Walsh, em exibição nos cinemas a partir desta sexta-feira, 22/08. O longa de estréia do diretor pode ser visto sob diferentes olhares. É um filme sobre a infância, mas o título em português não dá sua dimensão correta, sugerindo talvez uma obra mais leve e doce. E ela está longe disso. É um filme sobre escolhas, especialmente as erradas, e suas (no caso, trágicas) conseqüências. É um filme sobre pessoas que podem ser destrutivas, mudando drasticamente os rumos daqueles com quem convivem.

Dividido entre dois momentos da vida de Joe Scot (Daniel Craig), um decadente astro de cinema, o filme peca e perde em parte o ritmo ao se concentrar nos flashbacks, criando na narrativa um hiato longo demais entre presente e passado. Mas consegue se equilibrar no perigoso terreno dos dramas que envolvem relações familiares, sem descambar para o sentimentalismo barato. E Harry Eden leva com competência o jovem Joe Scot.

A morte de seu melhor amigo, que não via há 25 anos, levará Joe de volta a sua cidade natal, onde repousam memórias tanto de um tempo pleno de uma felicidade despojada e sincera, como de trágicos acontecimentos. Dois “personagens” são fundamentais para contar a história desse homem, perdido numa vida fútil, imerso num universo de drogas e sexo. A música é um deles, costurando a abertura do filme, que mescla os dois mundos do protagonista, separados por um abismo. A mímica dos jovens Joe e Ruth sobre a música If there is something (“...when you were young...”), de David Bowie, é um delicioso e delicado momento no filme, que sintetiza a travessia de Joe.

O mar também é um elemento que contracena com os personagens. Sua grandiosidade, seja na costa britânica ou na costa da Califórnia, sua força, que leva, que lava, purifica, desperta. Um filme sobre a dificuldade de se confrontar com o passado e de como é possível resgatar alguma generosidade perdida.

REFLEXOS DA INOCÊNCIA – Flashbacks of a fool
Reino Unido – 2008 – diretor: Baillie Walsh
Elenco: Daniel Craig, Clairie Foriani, Harry Eden, Helen McCrory, Mark Strong
Duração: 124 min
Classificação: 16 anos
http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=103758

Um comentário:

Bia Martins disse...

Oi Teresa,
Muito interessante a resenha. Vou conferir o filme. bjs Bia